Colégio Santo Antônio

Redes

TORNEIO – Futebol de Formação

20 de julho de 2015

Ultimamente estamos sempre apressados, agitados e ansiosos pelo produto final. Mas esquecemos o processo, esquecemos os “meios” que nos levam a dados objetivos. Esquecemos a formação e a forma como a realizamos.

Não há muita paciência, mas sobretudo pensa-se pouco no processo em que está a causa. É evidente que gostamos de ganhar.

Portanto acreditamos que procurar sempre “bater na frente” e marcar gols nem sempre é o melhor caminho. Não é errado; é um conceito livre de existir. Mas o que defendemos é que os jovens necessitam de criar uma constante relação de “intimidade” com a bola e simultaneamente ir gradualmente conhecendo o jogo nas suas diversas dimensões. Necessitam ser formados para serem atletas competentes e capacitados.

Por outro lado podemos também falar de valores e do comportamento. Se a sua moral é ganhar a qualquer custo e reclamar de decisões superiores e das equipes de arbitragem, é natural que venha a ser afastado. Ou seja, o processo de formação vai ao encontro de todas as dimensões. Os nossos atletas devem saber estar dentro e fora do campo, assim como devem ter comportamentos técnicos, táticos, físicos e intelectuais competentes e dentro do que a modalidade exige.

Convém por isso olhar um pouco mais para o processo. Há que compreender o que se está a fazer e perceber se os jovens estão a evoluir positivamente, se por sua vez estão a crescer como atletas e como seres humanos e se conseguem ser, a título de exemplo, competentes no trato da bola e na compreensão dos momentos do jogo. Há que entender o erro e assumir que o mesmo faz parte da formação. E, por fim, há que saber relativizar o resultado e não enviar o mesmo à “cara” dos jovens como sendo tudo e mais alguma coisa.

Quando o esporte entra na vida de uma pessoa, nada fica igual; a prática esportiva aliada à vontade de vencer é capaz de transformar não somente corpos e mentes, mas também histórias. O esporte é, em outras palavras, um poderoso instrumento de superação e integração, que mexe com o interior e exterior dos atletas, fazendo com que eles ultrapassem seus próprios limites.

Veja Também

Endereço

Rua Tenente José Dias, 349 A
Duque de Caxias – RJ
CEP: 25010-305
 
 
Tel.: (0xx21) 2671-3213
Tel.: (0xx21) 3842-8140

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos