Formação Continuada de Ensino Religioso

31 de agosto de 2015

Formação Continuada de Ensino Religioso no dia 29 de agosto

JESUS CRISTO: sua vida, seus valores e sua missão.

Hoje: Como realizar a missão de Jesus e vivenciar os seus valores?

Palestra com o Doutor Eliasaf com a interlocução da editora FTD

Destacamos a família e a escola católica:”Ao lado da família, a escola adquire importância fundamental na educação para os valores humanos, segundo os princípios cristãos. A escola é o lugar privilegiado de formação e promoção integral, mediante a assimilação sistemática e crítica da cultura.

A escola católica empenhe-se no resgate de sua identidade, enquanto comunidade eclesial e centro de evangelização assumindo seu papel de formadora de discípulos missionários em todos os seus extratos.

Diante dos desafios gerados pelos fenômenos da industrialização-tecnológica, da urbanização, dos meios de comunicação social, das divisões históricas do Cristianismo e proliferação de inumeráveis confissões religiosas e seitas e da globalização como síntese de todos eles, o educador cristão pode sentir-se desorientado na vivência de sua vocação cristã e impotente,  na realização de sua indispensável e importante missão.

Para nós educadores, são particularmente importantes os desafios da dimensão cultural ideológica da globalização (que tem seus pontos positivos e sem menosprezar os demais aspectos) e suas conseqüências, a saber:  a uniformização ou homogeneização  imposta pela cultura  global dominante, considerada superior,  frente ao pluralismo cultural, minando a originalidade,  a identidade pessoal e a dos patrimônios culturais  nacionais, desqualificados como primitivos e atrasados; o individualismo gerador da subjetividade religiosa diante do pluralismo de religiões, muitas vezes banalizadas, como mercado, mosaico sincrético, espetáculo, exigindo estudos e aprofundamentos entre Ciência e Fé; do subjetivismo ético com o pluralismo de valores, costumes, comportamentos e estilos de vida, abrindo um vasto leque de desafios para a bioética e para a psicologia e a moral diante das atitudes comportamentais ditadas pela “ditadura do relativismo”moral e ético; a supervalorização da eficácia produtiva sobre os valores genuinamente humanos e o consumismo desenfreado gerador de necessidades artificiais ao alcance de poucos, com a cobiça e a violência dela resultante, para muitos.

-Acrescente-se a isso, a desagregação familiar, fruto do hedonismo que separa sexualidade do amor e da fecundidade, a educação sem valores e sem limites e o desemprego com exclusão social, sobretudo, da juventude, sem perspectiva de futuro.

Jesus Cristo é o Profeta Prometido, o profeta-educador por excelência,  nele se realizam todas as profecias e Ele se apresenta como tal, na sua primeira aula em Nazaré: ”O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu e me consagrou, para anunciar a boa nova aos pobres, enviou-me para recuperar a visão aos cegos,  para libertar os oprimidos, proclamar a libertação aos presos,  e proclamar um tempo de graça do Senhor. Este texto é  traduzido hoje para explicar as várias dimensões do desenvolvimento integral do ser humano: como ungidos e consagrados, revelações e reveladores de Deus, somos enviados para realizar o  bom desenvolvimento material =boa notícia aos pobres;  bom desenvolvimento cultural =dar vista aos cegos; bom desenvolvimento  psicológico e moral = pôr em liberdade os oprimidos;  bom desenvolvimento de justiça social = libertação aos presos;  bom desenvolvimento espiritual =anunciar um tempo favorável  de graças do Senhor.

Senhor Jesus, Mestre dos Mestres.

Quero te agradecer pela vocação de educador, que me deste.

Quero te pedir o dom da sabedoria, para transmitir não só o que eu sei, mas o que sou.

Quero te pedir disponibilidade e paciência, para atender a todos os meus alunos, com o mesmo carinho, especialmente os mais rebeldes, tristes e rejeitados.

Quero te pedir a coragem, para corrigir o que for necessário, mesmo diante das incompreensões passageiras.

Quero te pedir um coração misericordioso, para saber perdoar os deslizes de todas as crianças e jovens, e ajudá-los a refazer seu projeto de vida.

Quero te pedir inteligência, para ser capaz de orientar os educandos a escolherem o caminho do bem e a rejeitarem o das drogras, da violência e de todos os vícios.

Quero te pedir a capacidade de compreensão das novas linguagens, tão apreciadas pelos jovens, a fim de que possa fazer delas um instrumento de diálogo, em busca da verdade.

Quero te pedir, Senhor, muita luz, para cooperar com os pais, na formação integral de nossas crianças e jovens.

Senhor que disseste:”Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino dos céus”, ajuda-me a descobrir em cada criança e jovem o teu Rosto e o teu Projeto de amor para com a  humanidade.

Que eu possa sempre fazer do teu Evangelho a grande lição de cada dia. Amém.

Missão

Promover a formação ética e integral do ser humano, criando um ambiente saudável e construindo o saber científico, tecnológico e filosófico de acordo com os princípios franciscanos.

Visão

Ser referência Educacional e Pastoral, reconhecida pelos resultados do processo ensino-aprendizagem, a partir da vivência cristã e franciscana e a permanente articulação entre Ciência, Fé e Vida