Colégio Santo Antônio

Redes

Formação Continuada

02 de outubro de 2015

Hoje tivemos a quarta formação continuada como e equipe docente do Segundo Segmento e Equipe Pedagógica. A família permanece ainda hoje, e permanecerá sempre, o pilar fundamental e irrenunciável do viver social. Com efeito, nela convivem múltiplas diferenças, através das quais se estreitam relações, se cresce no confronto e no acolhimento recíproco das gerações. A família representa, precisamente assim, um valor fundamental e um recurso insubstituível para o desenvolvimento harmonioso de qualquer sociedade humana, segundo quanto afirma o Concílio: «A família é a escola de humanidade mais rica […] é o fundamento da sociedade»

Nas relações familiares, conjugais, filiais e fraternas todos os membros da família estabelecem vínculos sólidos e gratuitos, na concórdia e no respeito recíproco, que permitem superar os riscos do isolamento e da solidão.

Um dos desafios fundamentais diante do qual se encontram as famílias de hoje é sem dúvida o educativo, que se tornou ainda mais exigente e complexo por causa da realidade cultural contemporânea e da grande influência dos meios de comunicação. É preciso ter na devida consideração as exigências e as expectativas de famílias capazes de ser, na vida quotidiana, lugares de crescimento, de transmissão concreta e essencial das virtudes que forjam a existência. Isto indica que os pais podem escolher livremente o tipo de educação que desejam oferecer aos filhos, em conformidade com as convicções que lhes são próprias. E assim o desafio diário para nós educadores de o que se fazer na prática para resgatar e impulsionar nosso compromisso enquanto educadores franciscanos e pautados em nossa missão de ensinar e aprender a cada dia.

Veja Também

Endereço

Rua Tenente José Dias, 349 A
Duque de Caxias – RJ
CEP: 25010-305
 
 
Tel.: (0xx21) 2671-3213
Tel.: (0xx21) 3842-8140

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos