Colégio Santo Antônio

Redes

Aprendendo a preservar os ecossistemas

14 de outubro de 2015

Nos dias 07 e 08 de outubro, os alunos do 4º ano tiveram uma aula-passeio pelos ecossistemas presentes no Rio de Janeiro. Todos os anos, nossas crianças conhecem algumas das maravilhas naturais de nosso estado, e esse ano foi ainda mais especial: demos início, em 2015, ao Projeto Sustentabilidade!
Toda a aula foi direcionada por um guia especializado, que foi mostrando como cada ecossistema funciona e como podemos preservar o que a natureza demorou tantos anos para criar e aperfeiçoar. O primeiro deles foi uma parte da Mata Atlântica, em que visitamos um pedacinho da Floresta da Tijuca. Lá, aprendemos como os animais e as plantas vivem em total harmonia, um ajudando e protegendo o outro!
Depois foi a vez do Maguezal, que recebe esse nome pela grande quantidade de uma vegetação chamada mangue. Vimos como esse berço natural é importante e como abriga espécies marinhas que, além de preservar o equilíbrio ambiental, ainda ajudam economicamente a população local.
Na restinga, que conhecemos através do Parque Chico Mendes, percebemos como áreas antes tomadas pelo mar se tornaram habitat de diversas plantas e animais. Andamos pelo sono arenoso e até vimos inúmeras conchinhas pelo chão! Conhecemos alguns animais da nossa fauna e pudemos até tocá-los! Que momento especial poder conhecê-los de tão pertinho!
Diante de toda essa exuberância, concluímos que nossa intervenção nos ambientes naturais deve ser mínima, desde quando vamos visitá-los (não dando comida aos animais, não jogando lixo no chão…) até nossos hábitos diários (economizar recursos e produtos, por exemplo). Nossas ações são fundamentais para que nosso planeta tenha um futuro de sucesso! E como foi bom aprender isso tudo de maneira tão prática e viva! Nossos agradecimentos especiais a todas as equipes dos locais que visitamos por nos proporcionarem tanto aprendizados e tantos momentos inesquecíveis!
Professora Raquel Medeiros

Veja Também

Endereço

Rua Tenente José Dias, 349 A
Duque de Caxias – RJ
CEP: 25010-305
 
 
Tel.: (0xx21) 2671-3213
Tel.: (0xx21) 3842-8140

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos