Colégio Santo Antônio

Redes

Dia da Consciência Negra

Data: 25 de novembro de 2016

Os alunos dos 7º anos e dos 8º anos trabalharam as personalidades que lutaram contra o Racismo no Brasil, EUA e na África.

Essa reflexão é diária em nossa Escola, e não só no período do Feriado da Consciência Negra,  a questão étnica e social e a miscigenação do povo brasileiro, em particular a de nossos alunos é sempre discutida e  respeitada.

Amparadas na Lei n° 10.639/03-MEC, “que institui a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no currículo escolar do ensino fundamental e médio” (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, p.8/2005) resgatando a cultura e história da África, para com isso, entendermos nossa relação estreita com esse continente e identificarmos a nossa identidade afro-brasileira.

Ao estudar a África não se pode entender “como volta ao passado, mas como necessidade fundamental para construção de uma identidade própria” (Elisa Larkin, p.17/1994), história viva e com uma perspectiva de futuro próspero para todos nós descendentes do continente africano.

Destacamos alguns dos trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Informática.

 

Confira:

7c-consciencia-negra-wagner-e-carol

8d-pedro-pereira-felipe-ferreira-felippe-cesar

conciencia-negra-1

consciencia-negra-02

consciencia-negra-j-f-v

dia-da-consciencia-negra

grito-da-liberdade-8c

julia-marques-d-maria-eduarda-tuler-f-e-julia-macena-rocha

racismo-8d

trabalho-de-religiaomarcelochristian-e-leite

Veja Também

Endereço

Rua Tenente José Dias, 349 A
Duque de Caxias – RJ
CEP: 25010-305
 
 
Tel.: (0xx21) 2671-1438
Fax: (0xx21) 2671-3213

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos