Colégio Santo Antônio

Redes

Educação Infantil

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da Comunidade. Pretende, também, despertar na criança a consciência da cidadania para que esta se torne sujeito crítico e participativo, buscando uma vivência fraterna proposta pela Educação Libertadora.

A CRIANÇA COMO INDIVÍDUO

Acreditamos que o caminho percorrido pela criança, desde que ingressa na escola até se transformar em adulto, é intensamente influenciado pelas condições familiares, emocionais, biológicas e intelectuais em que ela vive. Nesse sentido, o trabalho da Educação Infantil, leva em consideração toda a bagagem que a criança traz.

Nas atividades pedagógicas procura atender às diferenças individuais, indo ao encontro de cada criança, considerando e respeitando seu potencial emocional (Inteligência Emocional) e suas capacidades intelectuais (Múltiplas Inteligências). Desse modo, desenvolver propostas contextualizadas, usando como meio a Pedagogia de Projetos, viabiliza realizar atividades que permitam o envolvimento, a experimentação e observação, a articulação entre saberes e procedimentos, a criação de hipóteses para a solução de situações problemas e a reflexão a partir de questionamentos.

Partimos da realidade da criança para a formação de hábitos e atitudes, da vivência das regras sociais para o cultivo de uma convivência social harmoniosa, de modo que a criança, no seu desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo, exercite a expressão de idéias e amplie o seu mundo mental, possibilitando canalizar e transformar a realidade, experimentando, gradualmente, a liberdade e participação, inserindo-se contínua e sistematicamente no mundo da leitura e da escrita.

METODOLOGIA

Utilizamos como norteadores do trabalho a filosofia de Paulo Freire, a teoria Piagetiana e os estudos de Emília Ferreiro, procurando fundamentar a práxis pedagógica num movimento permanente de ação e reflexão.

OBJETIVOS

  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, nas suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com sua própria saúde e bem estar;
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e integração social;
  • Observar e explorar o ambiente com atitudes de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos-de-vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Implementar o lúdico, o jogo e o brincar para o desenvolvimento integral da criança;
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais a sua capacidade expressiva;
  • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

Coordenação

 

Níveis de Ensino
Fase I
Fase II

Turnos
Manhã – 07:30 h às 12:00 h
Tarde – 13:00 h às 17:30 h

Destaques

Ultimas Notícias

Comunicados

Endereço

Rua Tenente José Dias, 349 A
Duque de Caxias – RJ
CEP: 25010-305
 
 
Tel.: (0xx21) 2671-1438
Fax: (0xx21) 2671-3213

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos