Colégio Santo Antônio

Redes

Aula – Passeio de Geografia – Parque Nacional de Itatiaia

07 de outubro de 2014

A Aula-passeio faz parte de um processo de construção do conhecimento. Aprender/Conhecer é algo envolvente, que deve possibilitar ao individuo um momento singular na sua formação como cidadão que quer mudar sua realidade, e fazer do mundo um espaço geográfico para todos. “A educação não é uma fórmula de escola, mais sim uma obra de vida”, Célestin Freinet em “Pedagogia do Bom Senso”.  Com este pensamento é que o ensino-aprendizagem em Geografia vem possibilitando aos seus alunos experimentar formas mais atraentes na construção do seu conhecimento.  Precisamos caminhar – passear e olhar, para aprender percebendo que somos nós como indivíduos no processo educativo que vamos formando e transformando a nossa vida e da sociedade que construímos. Desta maneira alunos do 8º A e B expressaram suas impressões, ideias, entusiasmo e preocupação nesta aula-passeio no parque nacional do Itatiaia:

• “Como um fruto que se desprende de uma árvore. Na Itatiaia percebemos o quanto nos afastamos de nossas origens”. Juan Victor – 8ºA
  • “A ida ao parque foi massa, tipo não tinha barulho (além das cachoeiras), a floresta era fresca e enfim não tinha stress e não tínhamos tempo a perder…” João Pedro Henrique da Silva – 8ºB
  • “Foi muito bom para mim me desligar um pouco da internet e aproveitar a natureza.” Guilherme 8ºA
  • “O Parque é sensacional. O silêncio trouxe uma sensação boa, uma sensação que é sentida poucas vezes.” Quézia 8ºB
  • “Foi muito legal ter um pouco de contato com a natureza e me desligar dos eletrônicos.” Lucas 8ºA
  • “O melhor do parque foi relaxar, ficar longe um pouco dos problemas. Sempre fui agitado, mas lá eu consegui relaxar, nunca tinha visto cachoeiras e rios limpos, a água é purificada e fresca.” Justin 8ºB
  • “Gostei, pois adquiri conhecimentos importantes da natureza sem ajuda da internet.” Matheus Farias 8ºA
  • “a ida ao parque foi algo incrível, não tinha barulho da cidade, sem máquinas, sem tecnologias, internet, apenas a natureza e a gente. Muitas brincadeiras entre nós, tudo verde, lindo e sensacional. Foi incrível.” Gustavo 8ºB
  • “Foi muito bom ficar um dia na natureza, porque muitas vezes eu não tenho tempo de parar”. Um dia no parque nacional. Débora Gonzaga 8ºA
  • “A melhor coisa do parque foi o silêncio. Que me fez pensar o quanto o mundo está se tornando cada vez mais urbanizado.” Gabriella8ºB
  • “Entrar em contato com a natureza e se desligar do resto foi muito bom. Esquecer qualquer tipo de problema do mundo.” Anna Carolina Gandarela8ºA
  • “Eu gostei de ter ido ao parque nacional, porque ele me fez entender o sentido do silêncio, e não somos nós que não temos tempo é nós que acabamos com ele inutilmente.” Pedro Antunes 8ºB
  • “Observamos coisas diferentes e mais calmas, que é muito diferente do nosso cotidiano.” Allana 8ºA
  • “Nossa visita para a floresta nacional de Itatiaia foi uma das melhores programações de todas. Foi uma ótima oportunidade para dar férias a toda essa barulheira e confusão.” Bricia Nunes 8ºB
  • “Lá tem muita Biodiversidade.” Amir 8ºA
  • “Talvez o que nós precisamos está bem diante de nossos olhos, porém nós estamos mantendo-os fechados.” Constanza Borges 8ºB
  • “É importante termos áreas como aquela para conhecermos a natureza, que está tão distante de nós hoje em dia.” Júlia8ºA
  • “foi uma experiência imaginável, aprendi várias coisas novas, apreciei muito a natureza de um jeito inspirado. Acho que foi a primeira vez que eu parei para apreciar o mundo como ele realmente é.” Arthur Miranda 8ºB
  • “Um ótimo lugar para se distanciar do caos da vida urbana.” Verônica 8ºA
  • “Foi uma experiência ótima. Gostei de ter ido ao parque saímos da nossa programação repetitiva. O silêncio, longe do barulho da cidade.” Enzo Mendes 8ºB
  • “Um belíssimo espaço para esquecer os problemas do nosso país.” Lucas Dias 8ºA
  • “Foi uma experiência nova de poder relaxar, pensar na vida, deixar o barulho das máquinas e poder ouvir o canto dos pássaros e o barulho da água caindo nas cachoeiras.” Pedro Lucas Inácio 8ºB
  • “Precisamos preservar o ambiente, pois hoje ele é a nossa história.” Rafaela Teixeira 8ºA
  • “Eu achei a visita na floresta nacional de Itatiaia muito emocionante porque podemos conhecer tudo de bom nela. O que eu mais gostei foi ver a cachoeira.” João Victor Cunha 8ºB
  • “Saímos um pouco de nós, largamos um pouco a cidade e a correria do dia a dia e encontramos um novo eu.” Beatriz Felino 8ºA
  • “Eu achei muito legal e importante. Nós nos desconectamos da cidade urbana.” Caroline 8ºB
  • “Lá podemos perceber que ainda há um lugar para relaxar.” Luiza Gonzalez 8ºA
  • “Para mim, o passeio foi como uma visita a um museu, porque lá mostra o nosso passado de um jeito impressionante, e ensina o que realmente é a natureza.” Thiago 8ºB
  • “Eu estava no meio da trilha, eu e meus manos mandando as batidas. Mano não se engane, nós não cantamos axé, nós cantamos funk. Estava lá com os parceiros conversando, e principalmente zoando. Irmão eu estava na brisa, estava na pedra só olhando as minas.” Davi Diniz 8ºA
  • “Impressionante como o homem desperdiça toda aquela beleza existente lá, pelos enormes edifícios, como também eles se escondem daquele sossego para ouvir barulhos de motores e buzinas. Como eles preferem esse ar poluído… impressionante como o homem se esconde do seu verdadeiro eu.” Anna Luiza Neves 8ºB
  • “Temos que perceber coisas boas no nosso território, que não precisamos ir para outro país para ver as mesmas coisas que temos aqui.” Leandro Cassiano 8ºA
  • “Para mim, algumas horas na nossa verdadeira casa, foi uma sensação de liberdade, conforto. Foi muito bom ficar horas longe da cidade, do barulho.” Júlia Ferreira 8ºB
  • “O melhor desse passeio foi ter a oportunidade de ver a diferença, de ver como o homem matou quase tudo de bom que temos. Ficar perto da natureza e no silêncio foi muito bom para pensar e refletir sobre tudo…” Bárbara Agostinho Corrêa 8ºB
  • “Eu poderia muito descrever em um verso, com um texto, ou até mesmo um livro, para falar sobre este passeio, mas os meus sentimentos diziam tudo, minhas palavras não sabem ditar nada, nenhum sentimento incomum, apenas dos melhores que eu poderia um dia sentir.” Thalles Belo de Andrade 8ºA
  • “Para mim, a melhor parte do passeio, foi quando sentamos na grama e ficamos quietos, naquele momento deu para perceber a diferença entre aquele lugar e a cidade.” Victor Hugo 8ºB
  • “Eu acredito que tenha sido uma grande experiência para todos, foi nosso momento de paz e tranquilidade com a natureza.” Maria Clara Piacentini 8ºA
  • “Para mim, a melhor parte foi quando nós ficamos ouvindo a natureza.” Breno Lucas Baptista 8ºB
  • “E no meio de tanta industrialização, conseguimos um lugar calmo para nos concentrar, nas coisas que realmente importam.” Marcelle Zini 8ºA
  • “No meu ponto de vista o passeio foi maravilhoso e para maior parte das pessoas foi o único tempo diante de toda agitação, de ter tranquilidade e paz.” Yasmin Fernandes 8ºB
  • “No passeio eu percebi o quanto a natureza é bela, pena que os seres humanos não percebem sua beleza.” Paloma Flores 8ºA
  • “ Tipo assim: Tão natural quanto a luz do dia.” Ernesto 8ºB
  • “Enquanto ouvir o silêncio é para poucos.” Gabrielle Batemarqui 8ºA
  • “A beleza agrada aos olhos e a doçura das ações encanta a alma.” Estephani Lessa 8ºB
  • “O parque é um lugar comum, o que faz ele especial é o que tem nele e o que fazem dele. Aquele dia foi inesquecível, pois fiquei em paz comigo mesmo e com minhas amigas.” Maria Eduarda 8ºA
  • “O parque é um lugar muito legal e interessante, pois pela primeira vez eu pude estar de bem comigo mesmo e consegui me divertir com minhas amigas só por ver e escutar o som da água batendo nas pedras, o som dos pássaros cantando.” Wanessa Pereira 8ºA
  • “o dia no parque foi um dia ótimo, onde tivemos oportunidade de contemplar a natureza e entrar em sintonia com nosso interior, uma ótima e divertida experiência de passar o dia com as amigas em lugar diferente e lindo.” Manuelle Palhão 8ºA
  • “Foi um dia para deixar marcado na memória pois tivemos oportunidade de apreciar o silêncio e a experiência de estar e ficar em paz.” Miguel Ângelo 8ºA
  • “lugar calmo onde tudo é natural e o som ambiente não é o do carro passando e sim do pássaro cantando.” Maria Clara Bastos 8ºA