Abertura Projeto Sustentabilidade

31 de agosto de 2015

Animadora: A Congregação das Franciscanas de Dillingen propôs no Capítulo Geral – 1º a 15 de agosto de 2014, realizar em cada Província ESCOLAS um Projeto de Sustentabilidade da Mãe Terra e Preservação do meio ambiente. Cada Província deverá desenvolver um Projeto de acordo com sua realidade e as necessidades urgentes. Este deverá ser apresentado no Capítulo de 2017, na Alemanha. Serão apresentadas as ações concretas realizadas e as que serão realizadas futuramente, tendo em vista a destruição do Planeta.

Refrão: Terra planeta água… terra planeta água / Terra planeta água.

Animadora: “Este documento nasceu como resposta às ameaças que pesam sobre o planeta como um todo e como forma de se pensar articuladamente os muitos problemas ecológico-sociais, tendo como referência central a Terra.” Efetivamente, por dois anos, ocorreram reuniões que envolveram 46 países e mais de 100 mil pessoas, desde favelas, comunidades indígenas, universidades e centros de pesquisa, até que, em início de março de 2000, no espaço da Unesco, em Paris, o texto final da Carta da Terra foi aprovado.

Convidamos a todos para conhecer quais são os princípios resumidos na Carta da Terra:

(Alunos 6º anos – Apenas um aluno da série) – Respeitar a Terra e a vida em toda a sua diversidade.
(Alunos 7º anos) – Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor.
(Alunos 8º anos) – Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas.
(Alunos 9º anos)- Garantir as dádivas e a beleza da Terra para as atuais e as futuras gerações.
(Alunos 7º anos) – Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a vida.

(Todos) – Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.

(Professor) – Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário.

(Professora) – Avançar o estudo da sustentabilidade ecológica e promover a troca aberta e a ampla aplicação do conhecimento adquirido.

(Todos) – Erradicar a pobreza como um imperativo ético, social e ambiental.

(Alunos 9º anos) – Garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveis promovam o desenvolvimento humano de forma equitativa e sustentável.

(Todos) – Afirmar a igualdade e a eqüidade de gênero como pré-requisitos para o desenvolvimento sustentável e assegurar o acesso universal à educação, assistência de saúde e às oportunidades econômicas.

(Professor) – Defender, sem discriminação, os direitos de todas as pessoas a viver em ambiente natural e social capaz de assegurar a dignidade humana, a saúde corporal e o bem-estar espiritual, concedendo especial atenção aos direitos dos povos indígenas e minorias.

(Professora) – Fortalecer as instituições democráticas em todos os níveis e proporcionar-lhes transparência e prestação de contas no exercício do governo, participação inclusiva na tomada de decisões e acesso à justiça.

(Alunos 8º anos) – Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável.

(Alunos 6º anos) – Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração.

(Todos) – Promover uma cultura de tolerância, não-violência e paz.

Animadora: Nosso compromisso e promover a conscientização e o envolvimento de todas as pessoas das unidades onde as Irmãs Franciscanas de Dillingen atuam.

Refrão: Proclamado

Louvado seja o meu Senhor. Louvado seja o meu Senhor

Animadora: Toda a criação louva ao Senhor. A Terra oferece seus frutos e se enfeita de flores. O céu em sua imensidão, enfeita-se de azul, ilumina-se com o Sol a Lua e as estrelas. A natureza em nossa terra, aqui no Brasil, é muito abençoada. Então, com é possível que, nesta terra tão abençoada, haja tanta pobreza e fome?

Meu País – Vídeo

Animadora: Na contramão deste ser humano que maltrata a terra que lhe dá o sustento, nós, Colégio Santo Antônio, afirmamos nosso compromisso cristão franciscano com a irmã Terra realizando o plantio desta árvore.

Trazemos, para proteger esta semente de vida, a terra, que a alimenta e aquece.

A água que refresca e traz vida às plantas e animais.

Pedimos ao irmão Sol que ilumine e aqueça esta semente de vida e este compromisso com a natureza que fazemos neste momento.

Louvamos a Deus por esta semente que servirá para nós como gesto concreto.

• Procissão dos símbolos essenciais para contribuir com a sustentabilidade do Planeta.
  • Ato – Procissão à 4 alunos ( Terra, água, sol, semente.)
  • Simbolicamente cada segmento irá plantar uma árvore nas latas.

Animadora: Tudo o que respira canta glória ao Criador. Podemos dar graças a Deus com nossas vozes, cantando, com os nossos corpos, dançando.

Professor Sérgio com os 8º anos

Animadora: Esta escola é parte da nação. Para finalizar este momento celebrativo, convidamos alunos, funcionários e professores para nos unirmos com nação, cantando o

HINO NACIONAL