Centro Histórico em Vassouras

21 de junho de 2017

Vassouras – RJ – Visita 8º anos – Centro Histórico

Do livro para a vida.

Os alunos dos 8º anos, no dia 01 de junho de 2017, foram a aula passeio no Centro Histórico de Vassouras,  um dos principais conjuntos urbano-paisagísticos fluminenses do século XIX. É fruto do apogeu econômico gerado pelas plantações de café da região.

Seu principal eixo é na Rua Barão de Vassouras, que inclui pontos como a estação ferroviária, a Câmara Municipal, o Paço Municipal, a Praça Barão de Campo Belo, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e o Chafariz Monumental.

Uma das principais atrações é a residência do Barão de Vassouras, que ocupa quase toda a quadra da rua. Lá, foram tomadas importantes decisões durante o período imperial, como a assinatura do contrato por parte de D. Pedro II, viabilizando a construção da estrada de ferro que teria seu nome.

Ao visitar Vassouras os alunos se encantaram com o belíssimo patrimônio histórico-cultural de Vassouras.  E visitaram os seguintes espaços.

v Praça Barão de Campo Belo

Marco do Centro Histórico da cidade foi construída a pedido do Barão de Campo Belo entre 1835 e 1857 e compõe o conjunto arquitetônico tombado pelo IPHAN. O gramado verde que se estende rodeado por palmeiras imperiais tem em seu centro o Chafariz Monumental datado de 1846, projetado pelo arquiteto espanhol D. Joaquim Soto Garcia de La Veja, adorno construído para servir como fonte de água para a vila de Vassouras. Em seu entorno estão presentes diversos casarões datados do século XIX.

v Igreja Matriz

A origem da Matriz de N. Sra. da Conceição é uma capela, erguida em 1828, pelo Barão de Ayuruoca. Anos depois, ainda no século XIX, a arquitetura atual da matriz foi concebida. Com traços do estilo neoclássico, como o gradil de ferro que a cerca, a igreja abriga um belo painel que contorna a imagem de N. Sra. da Conceição. Em seu interior, de nave única, também há quatro altares laterais, coro e batistério.

v Antiga Estação Ferroviaria

Inaugurada em 1875, a Estação Carril Vassourense ligava Vassouras a Rio da Mortes por meio de bondes puxados a lombo de burro para encontrar as composições da Estrada de ferro de D. Pedro II. A construção adquiriu a atual aparência, já como Estação Ferroviária, em reforma no ano de 1914 e o último trem por ali passou em 1970. Após desativado recebeu adaptações e abriga a Presidência da FUSVE, É também sede do Centro de atendimento e apoio ao Turista e o Memorial do Trem.

v Uaná Etê Jardim

Este jardim que propõe uma reflexão sobre a natureza e o som. O jardim recebe para passeios individuais ou em grupo atendendo particulares ou escolas, e possui inúmeros atrativos como o bosque de sinos, a árvore dos cristais, a árvore das infinitas possibilidades cheia de fitas de cetim para você enlaçar seus desejos, trilhas com placas de exercícios e meditação, teias entre árvores para descanso ou movimento.