Colégio Santo Antônio

Redes

Confraternização Professores

28 de março de 2016

Como lembra o Papa Francisco: É urgente recuperar o caráter de luz que é próprio da fé, pois, quando a sua chama se apaga, todas as outras luzes acabam também por perder o seu vigor. De fato, a luz da fé possui um caráter singular, sendo capaz de iluminar toda a existência do ser humano. Ora, para que uma luz seja tão poderosa, não pode brotar de nós mesmos; tem de vir de uma fonte mais originária, deve provir, em última análise, de Deus. A fé nasce do encontro com Deus vivo, que nos chama e revela o seu amor: um amor que nos precede e sobre o qual podemos nos apoiar para construir solidamente a vida. Transformados por este amor, recebemos olhos novos, experimentamos que há nele uma grande promessa de plenitude e se nos abre uma visão do futuro.(Lumen Fidei, n.4).

No Evangelho da Vigília Pascal, as mulheres são as primeiras que vão ao sepulcro. Levam perfume para ungir o corpo de Jesus. Vão cumprir um gesto de piedade, de afeto, de amor “porque o nome de Jesus é misericórdia”.Elas tinham seguido Jesus e se encantaram com todos os gestos de amor e misericórdia durante o trajeto em que o seguiram pela vida.

Ouviram-no, sentiram-se amadas, respeitadas, compreendidas e resgatadas em sua dignidade e o acompanharam até o fim. Até ao Calvário. Com toda certeza, foi o amor de Jesus e o amor por Jesus que as impelia a ir ao sepulcro. Foi este que colocou as mulheres no caminho, “em saída”. Não ficaram em casa lamentando, mas vão ao sepulcro para cumprir um ato ainda de misericórdia porque aprenderam de Jesus que a lógica da misericórdia é a lógica de sair de si e ir ao encontro.

A ressurreição de Cristo, sinal de que a vida venceu a morte, afirma a eficácia do seu ato de salvação. Sua vida e atitudes nos oferecem um exemplo que vale a pena ser seguido. Este período da quaresma e da Páscoa (passagem) é o tempo oportuno para um reposicionamento. A Bíblia ensina o que é a vontade de Deus:

– Chama a uma conversão de coração, e não a uma adoração da boca para fora;

– Chama a lermos os “sinais dos tempos”, ou seja, aquilo que acontece em nossa realidade, sobretudo com os mais pobres;

– Chama a vivermos na liberdade de filhos e filhas de Deus, sem apego a formalismos que impedem a vida;

– Chama a fazermos a sua vontade, para que não sejamos escravos dos “mandamentos dos homens” e da dominação dos poderes do mundo.

 

Compromisso da Família CSA: Nós aceitamos o convite! Mudança, renovação.

Veja Também

Endereço

Rua Tenente José Dias, 349 A
Duque de Caxias – RJ
CEP: 25010-305
 
 
Tel.: (0xx21) 2671-3213
Tel.: (0xx21) 3842-8140

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos