Cultura e valorização indígena

17 de maio de 2016

Nos dias 13 e 16 de maio, recebemos os Índios: Mário (Kytxyá), Douglas ( Thxalthwtya) e Hedpo ( Flydjô). Etnia Indígena Fulni-ô- Águas Belas – Pernambuco.

Eles percorrem por vários estados, levando sua cultura através de momentos com palestras, contando a história até os dias atuais. Contribuições, desafios, preconceito, mudança de pensamento, dança, exposição com venda de artesanato e bijuterias. Explicam a origem e a confecção das peças. Fazem estas visitas nas escolas e contam com o apoio de Frei Tatá e Frei Walter. Sem custo para a escola. E toda a venda dos produtos, destinada para eles. Além é claro, do mais valioso de tudo: a difusão da cultura. Esse ato desperta nos alunos e funcionários a importância do respeito pelo diferente e o quanto podemos aprender com outras culturas.

O reconhecimento e a valorização das culturas indígenas, tanto por parte das próprias comunidades indígenas, quanto da sociedade, que muitas vezes desconhece as concepções e suas práticas e formas de expressão cultural.

A promoção de reflexões aprofundadas das comunidades indígenas com suas próprias tradições é o primeiro passo para a valorização cultural, que promovem o estabelecimento de novos elos entre as gerações. Preservar a história indígena é manter viva parte da história do povo brasileiro. E é importante reconhecer as origens culturais do Brasil, de maneira pedagógica, ao longo de todo o ano.