Despertando a consciência ambiental

04 de maio de 2016

Dando continuidade ao projeto iniciado em 2015, seguimos com nossa missão de tornar hábito atitudes em prol de um ambiente melhor. Os alunos acompanhados da direção, coordenação e professores.

A sustentabilidade na escola pode ser definida como um conjunto de práticas e ensinamentos, que ocorrem dentro do ambiente escolar, voltados para o desenvolvimento sustentável do planeta devido a importância do ensino e reflexão sobre o desenvolvimento sustentável

Num mundo em que os recursos naturais estão cada vez mais escassos e o meio ambiente sofre processos de degradação, a sustentabilidade nas escolas é de extrema importância.

Os alunos (crianças e adolescentes) de hoje serão os responsáveis pelas ações econômicas, políticas e administrativas do futuro. Logo, é importante que estes conheçam a importância de preservar o meio ambiente e de usar os recursos naturais de forma racional.

Além de conhecimentos teóricos nesta área, a escola deve trabalhar também com ações sustentáveis práticas, que criem hábitos e responsabilidades nos alunos para ações atuais e futuras. Vale ressaltar também, que a escola deve trabalhar para que a consciência sustentável formada nos alunos possa chegar até as famílias e outros grupos sociais e ambientes frequentados por estes estudantes.

Não podemos deixar de destacar a ação educadora dos professores neste processo. É de fundamental importância que estes não atuem como meros transmissores de conteúdos sobre a sustentabilidade. Devem acreditar e praticar, motivar e se envolver nos projetos e ações para que os bons resultados sejam colhidos. Foi um momento bem significativo a plantação das mudas em uma casa nas redondezas da escola. Devido a obras de manutenção tiveram parte da área verde desmatada. Com essa atitude além do reflorestamento teremos a possibilidade de acompanhar o crescimento das mudas.