Despertar da consciência ambiental

31 de agosto de 2015

Colégio Santo Antônio desperta a consciência ambiental dos alunos e famílias com plantio e adoção de mudas

O Plantio de mudas surgiu após uma celebração e de um trabalho de preservação e cuidado com o meio ambiente que seguirá pelo futuro. A ação de plantio visou também sensibilizar outras famílias para aderirem ao projeto de arborização. Uma nova etapa do projeto prevê outro levantamento de pontos críticos que carecem de árvores e famílias ecológicas interessadas em adotá-las. E cuidar.

Tudo começou com a abertura do projeto onde as coordenadoras reuniram os alunos para plantio de mudas com as turmas, cada ano uma plantinha, um Ipê Roxo, um Ipê Amarelo, um Manacá dentre outras espécies.

Para isso, durante as aulas os alunos aprenderam um pouco mais sobre cada uma das espécies e como elas devem ser cuidadas ao longo dos próximos anos para que se desenvolvam adequadamente. A atividade desenvolvida teve culminância, especialmente no dia Mundial do Meio Ambiente, onde fizemos emergir ações sensibilizadoras e transformadoras ligadas à preservação do planeta. A família da nossa professora Thaís junto com sua filha é um exemplo desta família ecológica despertou a iniciativa em outras famílias e que estão no caminho certo. Eles explicam que as árvores são importantes para as pessoas terem ar puro para respirar.

Além, do Colégio Santo Antônio outras unidades da rede das Irmãs Franciscanas de Dillingen desenvolvem à proposta ecológica no qual o Corpo Docente e Discente entra em comunhão com os impulsos da congregação.

No Colégio Santo Antônio os alunos dos 8º anos, foram convidados para conhecer uma nascente situada no Parque Nacional do Itatiaia/RJ. Aproveitando a visita, os alunos tiveram uma aula passeio na floresta contemplando a biodiversidade e também nas margens da nascente, que forma um grande rio os alunos puderam ver a água potável e usufruíram do espaço e foi um momento de muita alegria. Professor Sérgio de geografia que acompanhou o grupo, durante a aula passeio, refletiu com os alunos a responsabilidade de todos em desenvolver a cada dia o hábito do cuidado, da responsabilidade com o meio ambiente. Também levou os alunos a conscientização do que hoje o homem vem transformando e interferido na passagem natural. Na oportunidade, também foi feito um momento de conscientização sobre os nossos deveres em relação à preservação do planeta com um mine retiro no meio da floresta.

A Equipe Pedagógica reforça que “O Projeto Sustentabilidade” foi pensado e impulsionado pela preocupação das Irmãs na Alemanha para que as escolas dessem uma parada na correia do dia-a-dia para fazer uma reflexão. Esses momentos precisam ser rotineiros, pois a vida acontece e não paramos para pensar o quanto precisamos nos importar com o meio ambiente e o quanto ele nos oferece maravilhas quando é cuidado.