Exposição de Arte 2º ao 5º ano

02 de dezembro de 2016

Composição abstrata, escultura, Tangran, releitura de imagem, artesanato e pintura a partir do estudo das cores quentes e frias foram as atividades escolhidas para compor o cenário da exposição e que, dentre outras trabalhadas ao longo do ano, contribuíram para o processo de criação e aprendizado dos alunos dos segundos e terceiros anos. Foram utilizados diversos materiais, tais como papelão, papéis, sobras de papel, caixas de fósforo, pratinhos, garrafa pet, lã, cd, rolinho de papel higiênico e telas. Não podemos deixar de citar as atividades que trouxeram para nós uma proximidade com as culturas africana e indígena, que são elas a pintura das casinhas Ndebeles, a criação das máscaras africanas, as mandalas que foram expostas em forma de móbiles e a confecção do chocalho indígena.

Artistas contemporâneos, ressignificação das imagens, pintura, escultura, fotografia, colagem, uso de suportes diversos e alternativos, tais como; caixa de sapato, garrafa pet, papéis, telas e mídias, resumem um pouco das atividades elaboradas pelos alunos dos quartos e quintos anos. Com cinco eixos norteadores, esses; África, Cordel, planos da imagem, autorretrato e tridimensionalidade, a construção das atividades deu-se por propostas individuais, em duplas e em grupos, possibilitando o crescimento pessoal, mas também viabilizando a concepção coletiva do conhecimento, não mais só entre professor e aluno, mas também com uma troca horizontal, entre os próprios discentes.

A exposição foi a culminância de toda a trajetória que percorremos durante o ano de 2016. Acreditamos que todo aprendizado em sala, desde as atividades mais simples até as mais elaboradas e expostas, fomentam os escopos do ensino de artes na escola e possibilitam o desenvolvimento de habilidades que envolvem raciocínio, abstração, linguagem, memória e criatividade, e mormente formam pessoas mais sensíveis capazes de se relacionar melhor consigo mesmo e com o meio em que vivem.

Professoras Érica e Lilian