Colégio Santo Antônio

Redes

Fazenda Ponte Alta

08 de maio de 2017

Fazenda Ponte Alta traz importantes reflexões entre os alunos dos 7º Anos do Colégio Santo Antônio, sobre sentimentos que devem iluminar a humanidade.

As turmas dos 7º Anos realizaram uma visita pedagógica à Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí (RJ).  Os professores de História e Geografia, Ana Lucia e Sergio, realizaram um verdadeiro trabalho de campo, isto é, observação e experimentação in lócus daquilo que foi estudado em sala de aula.

A Fazenda Ponte Alta, que viveu seus tempos áureos no século XIX, reconstituiu o passado do Brasil Imperial que tinha o café como seu principal produto econômico voltado para a exportação.

Ao chegarem à Fazenda, os alunos foram recebidos por dois estudantes de História que encenaram com maestria o papel do Barão de Mambucaba, proprietário da Fazenda no século XIX, e sua sinhá. Além destes personagens vestidos de acordo com o figurino da época, tiveram a honra de conhecer uma atenciosa senhora (descendente de escravos) que encenava o papel de uma mucama e que contou a triste história de escravidão de seus antepassados.

A fazenda conta com um bom acervo de objetos utilizados pela elite latifundiária daqueles tempos como móveis em madeira ricos em detalhes, imagens de estilo barroco e pratarias. O Barão contou a todos a história da Fazenda e dos costumes daqueles que viveram naquelas terras. A visita à senzala, realizada em seguida, foi um importante meio de sensibilização para educação dos adolescentes que, ao serem convidados a olhar de perto o lado sombrio de nossa história, ali, onde um dia negros escravos sentiam no corpo a dor da exploração, nossos alunos puderam refletir sobre os conceitos de liberdade e autoritarismo de um Brasil escravocrata. Ao passar pedagogicamente pela senzala.

Essa visita pedagógica foi uma valiosa reflexão sobre as ideias que devem iluminar a vida, pois proporcionou aos que participaram dela – alunos e professores – viajarem pelo passado relembrando o valor do cultivo do respeito ao outro. Agir com amor, com alegria, com generosidade, compreensão, respeito para formarmos mais do que cidadãos: seres humanos. E ainda, fazer memória viva da história do Brasil. De fato, a escravidão não rima com progresso e crescimento econômico.

Veja Também

Endereço

Rua Tenente José Dias, 349 A
Duque de Caxias – RJ
CEP: 25010-305
 
 
Tel.: (0xx21) 2671-3213
Tel.: (0xx21) 3842-8140

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos