11 de maio de 2017

O envolvimento da Informática no processo ensino-aprendizagem tem uma grande importância, tendo em vista que a evolução tecnológica tem transformado a sociedade atual, sendo utilizada como uma ferramenta de trabalho e também doméstica, diferentes tipos de comunicação e transmissão de informação.

A informática e a tecnologia estão inseridas em quase todas as atividades do dia-a-dia, cabendo ao professor orientar para o uso correto da mesma, afinal a disciplina de Informática deve ser mantida como uma diretriz e um facilitador para o processo de ensino-aprendizagem, não permitindo que toda essa tecnologia substitua recursos humanos.

É importante salientar que a Informática é utilizada como um recurso que auxilia as demais disciplinas, apresentações de trabalho, desenvolvimento de pesquisas, etc.

A avaliação, mais do que um simples instrumento de medição de conhecimento, deve ser utilizada para orientar o trabalho. É feita através da observação quanto ao comportamento, utilização de maneira correta das diversas ferramentas e pesquisas.

Tendo em vista a importância de elaborar estratégias tecnológicas na disciplina de Informática que visem o melhor aprendizado, os alunos do 6º ano do Colégio Santo Antônio puderam experimentar uma nova forma de serem avaliados. Neste ano de 2017, na 1ª Etapa Pedagógica, a AV2 de Informática foi feita através do computador, onde questões sobre o conteúdo aplicado durante a etapa foram lançadas para que os alunos pudessem resolver obtendo-se a nota ao término da avaliação, observando a necessidade de sanar algumas deficiências verificadas no uso do computador.

O objetivo dessa inovação na disciplina de Informática, além de compreendê-la como recurso que auxilie a vida cotidiana inserindo-os na realidade tecnológica em que vivemos, foi de incentivar os nossos alunos, que se mantiveram, em todo o tempo, disciplinados e determinados a realizarem uma excelente avaliação.

“Aqui só existem pessoas preocupadas com o presente e o futuro… se divertindo e aprendendo numa conexão com o conhecimento”

Professora Priscila Fernandes – Informática