Colégio Santo Antônio

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Jornada Pedagógica

23 de março de 2017

No dia 18/03/2017, a Equipe docente do Colégio Santo Antônio, participou da  Jornada Pedagógica Nacional pela FTD Educação. O evento mostrou os novos desafios de gestores e docentes na Educação a partir do tema: O desafio de articular as ações de Ensino e Aprendizagem Escolar  por meio da Avaliação.  Os especialistas Katia Stocco Smole, Cipriano Luckesi e Jussara Hoffmann refletiram com os educadores convidados da FTD Educação sobre os desafios da aprendizagem e da avaliação escolar, entre outros importantes pontos, que podem contribuir para a formação de cidadãos conscientes e de uma sociedade mais feliz e produtiva.

A importância da mediação na aprendizagem da avaliação.

Mediar é uma forma do professor conduzir o aluno no ato de pensar em que se suscita discussões em torno de uma resposta obtida e, em seguida, questiona-se sua veracidade, indica-se caminhos que podem levar à resolução e orienta-se a reformulação de hipóteses para obtenção de teses e conclusões.

Paralelamente, a tarefa de ensinar implica numa relação plena e constante do professor com o aluno, não só no conhecimento, mas também na capacidade de questionar a criança que, nas situações de aprendizagem, vai desenvolver cada vez mais a habilidade de fazer perguntas. Faz-se necessário, portanto, valorizar a curiosidade, o espírito de busca, a imaginação, a autonomia. Para que isto aconteça, não se pode desenvolver o ato de ensinar só a partir das informações dadas pelo professor, mas na busca, na investigação, na procura de soluções das situações apresentadas.

É, então, nesse contexto que o professor se torna o mediador entre o aluno e o conhecimento (objeto a ser aprendido). A mediação é uma tarefa bem complexa que vai exigir do professor a criatividade, o estar alerta, a preocupação com cada aluno e a percepção da caminhada da turma.

Pode-se ver, entretanto, que todos os papéis (organizador, consultor, mediador, controlador e incentivador) contribuem com o maior objetivo a ser atingido com a prática didática: educar. Educar é transformar e, antes de ir em busca dessa transformação em seus alunos, é necessário que o educador/professor transforme a sua forma de agir e de pensar.

Mas como a mediação pode ser feita? Situações e práticas educativas capazes de estimular o ato de refletir incluem:

* Roda de conversas – ver o que o aluno já sabe sobre o assunto a ser dinamizado
Cantigas – motivadoras sobre o assunto
Histórias – estimuladoras do ato de pensar sobre o assunto
Músicas populares – capazes de promover a sintonia entre o conhecimento e a vida
Leitura de fatos de jornais e revistas – estimuladoras do ato de reflexão
Cartazes estimulantes do assunto
Propagandas – coerentes com a situação de aprendizagem
Jogos – estimulantes do raciocínio
Reportagens da TV – desenvolvimento da percepção visual, raciocínio
Poemas

Ao trabalhar quaisquer das situações acima, o papel do professor é fazer perguntas e, com isso, levantar questões para discussão que podem orientar o exercício da análise e da organização do pensamento, sempre introduzindo ou refletindo sobre o assunto, desencadeando atividades agradáveis em aula de aula, tornando os materiais atraentes e fonte de aprendizagem.

O tipo de exercício proposto deve permitir uma reflexão sobre a temática que está sendo desenvolvida e, ao mesmo tempo, provocar a oralidade, a compreensão, o pensamento reflexivo, a organização do pensamento, a interpretação, a análise, a síntese…. Deste modo, a realidade tanto do professor quanto a do aluno podem ser muito exploradas, pois elas são ricas de significados, de vida.

 

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