Materiais escolares usados têm descarte correto

16 de maio de 2016

A Educação Ambiental é um dos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), do Ministério da Educação (MEC). Ela garante que os alunos aprendam a tomar decisões sustentáveis, num processo chamado de eco – alfabetização. “A sustentabilidade se apoia no cuidado com as pessoas, a Terra e os recursos naturais. Esses eixos estão na escola e cabe a equipe docente, mobilizar a comunidade em torno deles”, diz Sueli Furlan, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Sueli Furlan, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e selecionadora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10.

Quando o assunto é trabalhar o meio ambiente e fazer da escola um espaço sustentável, é comum achar que isso implica em reformas e altos investimentos. E não é bem assim. O fundamental é permitir que os alunos incorporem ao cotidiano atitudes voltadas à preservação dos recursos naturais.

A comunidade escolar, precisa iniciar esse processo desde cedo. Ser ecologicamente sustentável significa apostar num desenvolvimento que não desrespeite o planeta no presente e satisfaça as necessidades humanas, sem comprometer o futuro da Terra e das próximas gerações. Sabe-se que, em pequena escala, tais procedimentos não revertem os danos causados ao meio ambiente, porém têm grande impacto na rotina escolar. Temos consciência de que as iniciativas da escola são fundamentais para promover a sensibilização dos alunos, os futuros adultos que tomarão conta do planeta.

Quanto a conscientização o COLÉGIO SANTO ANTÔNIO, tem o destino dos livros recebidos, pelas famílias dos nossos alunos, em bom estado, o reaproveitamento no repasse para outros alunos do colégio e das Unidades Educacionais Sociais mantida pelas Irmãs Franciscana de Dillingen. O restante do material das doações recebidas forão encaminhadas para a empresa de logística GDS – Guapimireim Descarte Sustentável – MlEI. Esse projeto existe há 12 anos. Nesse espaço, separa e recicla, reaproveitando assim, todo o material recolhido.

Agradecemos especialmente Sra. Simone Gonçalves, Josilda da Silva e Marilda Maria Coelho que recolheram o material para a reciclagem e deram um destino para o material de forma significativa.

Direção e Coordenação