Missa da Familia

01 de junho de 2017

Se Deus que é o Criador, se fez carne e nasceu no seio de uma família, como podemos nós, não dar o valor a esse tesouro? Será que colocamos nossa família como o nosso tesouro mais precioso? Jesus nos mostrou que é no seio de uma família que temos o primeiro contato com o amor. Muitos podem ter dificuldade de encontrar o amor em suas famílias. Se o amor não se encontra em uma família é porque Deus também não se encontra nela. Aonde esta a fé em nossos corações? Nunca encontraremos o verdadeiro amor se não formos ao encontro do Amado.

Ser espelho não é uma tarefa fácil, mas Deus nunca nos prometeu facilidade e sim felicidade.

A família é o primeiro contato que temos com o mundo, aqueles que formam nossa família tornam-se nossos maiores exemplos na formação personalidade.

Para que a nossa família possa viver o exemplo da Sagrada Família, e sendo a nossa família como for, com nossos pais, avós, tios, irmãos, independente de quem forma nossa família, devemos aprender a amar, para aprendermos a amar basta darmos uma simples resposta a este convite: “ Eis que estou a porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei

em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo.” Ap 3, 20. Estás disposto a abrir a porta?

A escolha deve partir de cada um, porque assim é o amor, uma ESCOLHA e não um sentimento como algo que sentimos e logo passa, mas como uma escolha que ultrapassa as dificuldades, suporta tudo, crê em tudo. De graça recebemos de Deus e de graça devemos dar ao irmão. Dispor de si e se dispor aos outros é uma grande manifestação de amor, que brota do coração de quem se encontrou com o Amado. Seguir os passos de Jesus não é uma tarefa fácil, mas é uma garantia de felicidade e de vida eterna.

Relativamente à família, isso implica algumas exigências. Estas não anulam nem contradizem o que é suposto a família ser, antes, reforça, aprofundam e confirmam o essencial com a luz do Evangelho. Não é de estranhar, por isso, que a proposta de família apresentada pela Igreja seja submetida a duras provas na sociedade atual.

Sabendo, porém, que a fé não é simplesmente uma questão de doutrina ou de princípios morais. É um estilo de vida com provas dadas em dois mil anos de história; é uma Tradição que enraíza e dá sentido à nossa cultura; e, sobretudo, é o seguimento de uma pessoa, Jesus Cristo, o qual revela Deus ao homem e o homem a si mesmo. Assim vivida e transmitida, a fé será uma proposta dinâmica, pessoal e mobilizadora, capaz de se constituir em alternativa a modos de vida que, embora mais segundo o espírito do tempo, não respondem em plenitude aos anseios profundos do ser humano e, por vezes, contribuem poderosamente para a sua desumanização.

Obrigada pela presença de cada família.