Missa da Família

04 de junho de 2018

Celebramos no último sábado de maio, 26, na Catedral de Santo Antônio, a Missa da Família do CSA, presidida pelo querido Padre Paulo. Foi com grande alegria que as famílias do colégio se reuniram mais uma vez ao redor da mesa da Palavra e da Eucaristia, como uma grande família.

Fomos convidados a contemplar a Sagrada Família de Jesus, Maria e José. O Redentor do mundo escolheu a família como lugar do seu nascimento e do seu crescimento, santificando assim esta instituição fundamental de todas as sociedades. Ao olharmos a família de Nazaré, vemos a importância do lar e das relações entre pais e filhos, segundo a vontade de Deus.

Os alunos do 4º e 5º ano participaram de uma bela procissão para a entrada da Bíblia, a Palavra de Deus, que traz ensinamentos fundamentais para as relações familiares, onde o amor e o respeito devem prevalecer. A família precisa estar atenta aos ensinamentos divinos, deixando-se guiar pelo Messias, a Luz que veio para iluminar as nações e manifestar a glória de Israel para todos os povos.

Unidos aos alunos do 6º ao 9º ano, apresentamos ao Senhor as nossas preces. Entre elas, fazendo memória da Campanha da Fraternidade deste ano, pedimos que nossas famílias sejam sinal de esperança e paz para nossa sociedade, rompendo as estruturas de violência, pois sabemos que em Jesus Cristo somos todos irmãos.

O Evangelho proclamado nos mostrou que, com o rito de oferta, o Messias tornou-se uma pessoa consagrada ao Pai, marca característica de sua existência. Não pertencendo a si mesmo, todo seu ser permaneceu nas mãos do Pai, por cuja vontade se deixou guiar. Para nós, o momento do ofertório também possibilitou oferecer nossas vidas ao Senhor. Para isso, convidamos os alunos do 3º ano, que fizeram uma oferta simbólica de tijolinhos, através da qual contemplamos a importância de cada família na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, onde os valores cristãos prevalecem sobre a violência e todo tipo de mal. Pelas mãos de uma família, o Pão e o Vinho foram ofertados. E como a família é o lugar onde primeiro devemos aprender a importância da solidariedade, nossos alunos do 2º ano fizeram um ofertório solidário de alimentos, demonstrando nosso agradecimento a Deus e nosso compromisso de fidelidade a Ele, através de nossas boas ações.

O momento de Ação de Graças contou com a bela participação do Grupo de Dança da Professora Jô. Juntos, rendemos graças a Deus por cada família presente e, de maneira especial, neste mês de maio, pelas mães. Agradecemos por cada mãe que gera a vida não somente no ventre ou no coração, mas no cotidiano da família, em cada gesto cuidadoso e atento. Em cada uma está presente o SIM de Maria, Mãe de Jesus e nossa mãe. Que ela seja sempre nossa intercessora, levando ao colo de Jesus nossas dores e nossas alegrias.

Após a bênção final, Padre Paulo convidou os alunos da Educação Infantil e 1º ano para o abraço da paz. Nesse gesto, reafirmamos o nosso desejo de lutar contra a violência e de sermos sinais e instrumentos da verdadeira Paz, que vem de Cristo.

Mais uma vez, a Missa da Família do CSA foi um momento especial, no qual fomos convidados a refletir sobre a qualidade de nossos relacionamentos familiares, sobre os desafios de edificarmos nossas famílias em bases sólidas e de construirmos um futuro melhor e mais seguro para nós e para as novas gerações. A Família continua sendo a base sólida e eficaz para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.