Missa em ação de graças dos 9º anos

04 de dezembro de 2017

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, eu nada seria”. (Coríntios, adaptado).

Eu entendo o amor não como um grupo de letras formando uma palavra, mas um conjunto de palavras, sentimentos e atitudes que, quando bem vivenciados, nos darão a maravilhosa sensação, que chamamos de felicidade. É com esse amor que me dirijo a vocês, agradecendo pela escolha de meu nome para a homenagear.

Bom dia Senhora Diretora, Professora e Ir. Célia, colegas professores, pais e responsáveis aqui presentes e para vocês, prezados ex-alunos e para sempre amigas e amigos queridos,

Em cada encontro que tivemos para falar de Matemática ao longo daquele 7º ano, celebramos o dom da presença e aceitação um do outro com as nossas diferenças, medos, incertezas, atitudes e crenças. Em cada segunda feira havia uma frase, a nossa “abobrinha do Professor André”, para reflexão da nossa importância no mundo em que vivemos e que talvez poderão ser úteis futuramente, diante de algumas daquelas curvas da vida, que teremos que passar.

Muito mais que as operações matemáticas, números negativos ou positivos ou suas equações, inequações e outros conteúdos didáticos, aprendemos que a felicidade e o bem-estar são conquistas diárias e que só terão real valor se compartilhadas com outras pessoas.

A vida será sempre uma incógnita e devemos agir com a razão na proporção exata de uma regra de três com DEUS, o outro e você agindo sempre como instrumento de propagação do amor, da tolerância e do perdão, como se fosse o vértice principal desse triângulo de belos e importantes sentimentos. Acredito que também vale aqui refletir sobre um pensamento muito interessante do dramaturgo e poeta alemão Bertold Brecht, que nos diz:

Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”.

E por que são imprescindíveis? Porque são aqueles que farão as grandes diferenças, que transformarão o mundo, que darão o verdadeiro sentido às suas existências e plantarão as mais belas e singelas flores nos jardins da vida. Por isso, desejo um caminhar repleto de flores e bênçãos para cada um de vocês.

Ao longo daquele ano de 2015, não apenas ensinei, mas também aprendi muito com vocês, podem acreditar! Suas criancices ou teimosias, seus acertos ou erros, suas virtudes ou fraquezas foram importantes ensinamentos para mim e em cada aula matei a sede da juventude ao olhar para cada um de vocês e sentir um pouco dessa energia contagiante e ainda inconsequente. Neste velho coração do seu professor haverá sempre um espaço para guardá-los carinhosamente! Sigam, amem, vençam e voltem para nos contar de suas vitórias ou repartir angústias, se estas acontecerem.

Como disse a Nicole na adaptação da música, que cantamos na igreja, todos nós podemos ser o que queremos: professores, advogados, governantes e até cientistas. Mas o que mundo mais necessita é que sejamos acima de tudo gente, pessoas pensantes e verdadeiros seres humanos. E vocês podem!

Que o Natal que se aproxima seja de muita harmonia e paz em seus lares e que um renovado Cristo renasça em cada coração aqui presente, trazendo a fartura do amor em suas vidas e um novo ano seja repleto de realizações, com muita paz, união e harmonia em suas casas, com todos vivenciando diariamente o amor com que CRISTO nos amou.

Paz e Bem!