Visita ao Museu do Amanhã

12 de julho de 2016

Nos dias 29 de junho e 06 de julho, as turmas do 6º ano do Colégio Santo Antônio realizaram uma visita guiada ao Museu do Amanhã, na Praça Mauá.

A aula-passeio, assim como outras atividades, foram norteadas pelo “Projeto de Sensibilização e Conscientização –  Escola Sustentável”, e obteve no museu a oportunidade de ampliar o debate sobre o amplo tema.

Pautado na interatividade e na troca de experiências, o museu proporcionou um rico acervo de textos, gráficos, tabelas, imagens, videos e atividades que informaram, divertiram e instigaram os alunos.

A exposição principal, “Trilhar os Amanhãs – Um Percurso De Perguntas”, abardou os seguintes temas centrais:

Cosmos – “aborda a visão que somos feitos da mesma matéria que as estrelas, nos conectamos com o universo e as nossas origens. Quais as dimensões da nossa existência? Como chegamos até aqui? Que futuro desejamos?”

Terra – apresenta três grandes cubos de sete metros de altura, com conteúdos que investigam as três dimensões da existência: Matéria, Vida e Pensamento. No cubo da Vida, por exemplo, o DNA, elemento comum a todas as espécies, está representado no exterior. Internamente, a diversidade da vida na Mata Atlântica surgem em uma seleção de fotos do ecossistema da Baía de Guanabara.

Antropoceno – ponto central da experiência da Exposição Principal, aborda o entendimento que a atividade humana se tornou uma força geológica: estamos transformando a composição da atmosfera, modificando o clima, alterando a biodiversidade, mudando o curso dos rios. Toda a vida na Terra terá de se adaptar a estes novos tempos plenos de incertezas – e oportunidades.

Amanhãs – foca nas grandes tendências globais. Somos cada vez mais pessoas no mundo, vivendo por muito mais tempo. Cidades gigantescas, hiperconectividade, sustentabilidade e convivência. Como e onde vamos viver?

Nós –  que propõe aos visitantes a ideia de que o “Amanhã” começa agora, com as escolhas que fazemos. O hoje é o lugar da ação.

Muito obrigado aos alunos, que tiveram um comportamento exemplar, aumentando ainda mais o orgulho à nossa instituição. E um agradecimento especial à Walkíria pela parceria nos dois dias de visitação!

Grande abraço à todos! Paz e bem!