As turmas dos 9º anos B e C, da professora de Matemática Ana Cristina, utilizaram o jogo BATALHA NAVAL no ensino do Plano Cartesiano e suas coordenadas, onde a professora fez o uso de jogos matemáticos como auxilio pedagógico tanto para dar aula, quanto para avaliar.
O jogo batalha naval pode ser feita em folhas quadriculadas ou online. Cada jogador ou equipe recebe um tabuleiro e deve colocar suas “embarcações” na horizontal ou vertical de forma que o adversário não veja seu “jogo” (disposição das embarcações no tabuleiro). As embarcações são compostas por 5 submarinos, 4 cruzadores, 1 porta-aviões, 2 encouraçados e 3 destroyers. Cada “quadrinho” presente no tabuleiro pode ser representado por duas coordenadas (letra, número). Desta forma, o jogo consiste em tentar descobrir “por palpites” a localização das embarcações do adversário pelos pares ordenados e “afundá-las”. Ganha o jogo quem conseguir afundar as embarcações do adversário primeiro, ou quem conseguir afundar mais embarcações em um tempo previamente estipulado. Com a realização deste trabalho foi possível constatar a importância que a utilização de jogos representa para o contexto escolar.
© Associação Franciscana da Divina Providência
Desenvolvido por: AFDP