Colégio Santo Antônio

Redes

Difusão e respeito pela cultura indígena

Data: 27 de abril de 2018

Como já disseram Tim Maia e Jorge Benjor, antigamente “todo dia era dia de índio”.

Nosso objetivo é não deixar que atualmente ele só tenha o 19 de abril! A Lei 11.645/08, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, ressaltando a importância de trazer as suas contribuições nas áreas social, econômica e política; relacionando o tema com os conteúdos de Português (temos diversas palavras em nosso vocabulário de origem indígena), Geografia (noção de território), História (contato, escravidão e lutas) e Ciências (conhecimento indígena da biodiversidade brasileira).

Levando tais questões para a sala de aula ao longo do ano, promovemos o respeito e tolerância com as mais diversas culturas e classes.

A cultura indígena abarca a produção material e imaterial de inúmeros e distintos povos em todo o mundo. É importante destacar que não há uma cultura indígena, mas várias, e cada povo desenvolveu suas próprias tradições religiosas, musicais, de festas, artesanatos, dentre outras.

A grosso modo, as populações indígenas foram aquelas dominadas e escravizadas durante o período colonial e neocolonial, mas que preservaram, em muitos casos, sua continuidade histórica e social até os dias atuais.

Não obstante, a palavra “índio” foi uma criação europeia para designar aqueles que viviam no Extremo Oriente, a “identidade indígena” somente surgiu em oposição à europeia após o advento do colonialismo.

A família CSA agradece imensamente a beleza e a troca de experiências com a exposição e venda de produtos indígenas através do Grupo Étnico Fulni-ô.

Veja Também

Endereço

Rua Tenente José Dias, 349 A
Duque de Caxias – RJ
CEP: 25010-305
 
 
Tel.: (0xx21) 2671-3213
Tel.: (0xx21) 3842-8140

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos