VER, PRA CRER…
Como é possível representar um cubo em um quadro que é plano?
Como mostrar para o aluno que um paralelepípedo tem profundidade?
Como fazer seu aluno investigar os sólidos geométricos sem saber o que realmente são e como são construídos?
Então, faça eles fazerem!
Com palitos e jujubas eles puderam pensar nessa possibilidade.
Dê vento e eles voam, dê material e eles constroem, dê o anzol e eles pescam.
Com uma aula simples sobre sólidos geométricos e muita conversa, mas muita conversa mesmo, eles tiraram do plano do quadro cubos, paralelepípedos, prismas, pirâmides, e encontraram ali as arestas, vértices e faces que eu havia mencionado em aula.
Os sólidos vazados permitiram que os alunos visualizassem a forma por inteiro, por dentro e por fora, e pudessem fantasiar residências, monumentos e criações bem elaboradas usando seus sólidos geométricos.
Eles precisaram ver, tentar, errar, produzir, contar com o outro, rir dos erros, aprender com esses também, colar dos colegas, comer jujuba, pra crer que, além de doce, a matemática é real, palpável e divertida.
Prof Loredana
© Associação Franciscana da Divina Providência
Desenvolvido por: AFDP