Carnaval sustentável: celebre de forma consciente

Data: 14 de fevereiro de 2024

Nós da Equipe Pedagógica do Colégio Santo Antônio, encorajamos a comunidade a adotar práticas que promovam o bem-estar coletivo, a conservação da natureza e o respeito às diversas culturas e tradições.

A Equipe Pedagógica, encoraja a comunidade a adotar práticas que promovam o bem-estar coletivo, a conservação da natureza e o respeito às diversas culturas e tradições.

carnaval é uma das festividades mais características da cultura brasileira. Seja para descansar, viajar ou encontrar os amigos. A data folclórica nos convoca à alegria, mas nem por isso devemos deixar de lado nossa responsabilidade, tanto individual quanto coletiva.

No CSA o cuidado com a Casa Comum faz parte de nossas prioridades. A Sustentabilidade é um dos pilares que sustenta nossa visão de mundo, afinal, só pode haver um futuro próspero caso todos estejam comprometidos com as questões ambientais.

E então, vamos juntos? Para que você tenha um carnaval sustentável, separamos algumas dicas calcadas nos Valores do nosso Carisma Franciscano!

Dicas para um carnaval sustentável:

Para quem vai viajar

Respeite a natureza: Seja no campo, na praia ou na cidade, certifique-se de não deixar lixo para trás. Além disso, sempre que possível, minimize o uso de descartáveis. Leve a própria garrafa de água reutilizável, copos ou canudos ecológicos, por exemplo.

Leve apenas lembranças: Além de não deixar lixo, evite colecionar “souvenirs” naturais como conchas e pedras. Sua remoção pode afetar ecossistemas delicados. Não perturbar a fauna e flora locais também é uma dica importante para podermos continuar a usufruir desses espaços, mas com o menor impacto possível.

Para quem vai curtir um carnaval sustentável com os amigos

Faça escolhas sustentáveis: Reciclar uma fantasia que você já tem, optar por glitter biodegradável ao invés de microplásticos, levar um copo de casa ao invés de usar descartáveis, por exemplo, são algumas escolhas simples que podem deixar o seu carnaval mais sustentável.

Respeite a comunidade: Vai curtir um bloquinho na rua ou na sua comunidade? Lembre-se de manter as ruas limpas e os espaços compartilhados limpos, descartando o lixo corretamente. Vai organizar uma confraternização em casa? Respeite os vizinhos, evitando barulho excessivo em áreas residenciais.

Para quem vai ficar em casa

Pratique a Presença Significativa: Aproveite o tempo em casa para se reconectar com familiares e amigos de forma significativa, promovendo encontros que valorizem o convívio e a partilha. Isso é o que chamamos de Presença Significativa, um dos valores que guiam a atuação Franciscana.

Cultive a mente e o coração: Use o tempo livre para refletir, ler, meditar ou se dedicar a hobbies que enriqueçam seu espírito e mente.

Sustentabilidade: um valor da família CSA

A sustentabilidade vai além do cuidado com o meio ambiente; é um reflexo do nosso compromisso com um futuro mais justo e equitativo. No CSA, encorajamos a comunidade a adotar práticas que promovam o bem-estar coletivo, a conservação da natureza e o respeito às diversas culturas e tradições. Desejamos que este carnaval seja um momento de alegria, mas também de reflexão sobre como nossas ações podem contribuir para um mundo melhor.