Dia da Consciência Negra

Data: 25 de novembro de 2016

Os alunos dos 7º anos e dos 8º anos trabalharam as personalidades que lutaram contra o Racismo no Brasil, EUA e na África.

Essa reflexão é diária em nossa Escola, e não só no período do Feriado da Consciência Negra,  a questão étnica e social e a miscigenação do povo brasileiro, em particular a de nossos alunos é sempre discutida e  respeitada.

Amparadas na Lei n° 10.639/03-MEC, “que institui a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no currículo escolar do ensino fundamental e médio” (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, p.8/2005) resgatando a cultura e história da África, para com isso, entendermos nossa relação estreita com esse continente e identificarmos a nossa identidade afro-brasileira.

Ao estudar a África não se pode entender “como volta ao passado, mas como necessidade fundamental para construção de uma identidade própria” (Elisa Larkin, p.17/1994), história viva e com uma perspectiva de futuro próspero para todos nós descendentes do continente africano.

Destacamos alguns dos trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Informática.

Confira:

7c-consciencia-negra-wagner-e-carol