Fazenda Ponte Alta

31 de agosto de 2015

As turmas dos sétimos anos foram com Professor de Geografia na Fazenda Ponte Alta.

A Fazenda recebe escolas em programas variados, onde o aluno estuda no campo o século XIX, a economia cafeeira, a escravidão e aprende no lugar onde ela aconteceu. Os alunos são recebidos por personagens de época, que os conduzem pelas instalações históricas da fazenda apresentando seu patrimônio arquitetônico, cultural e histórico. É através dessa apresentação, que se desenvolve toda a aula, com o objetivo de situar o patrimônio visitado na História do Brasil, abordando o seguinte conteúdo programático:
•Antecedentes Históricos – Mata Atlântica; Índios; Primeiros habitantes; Transferência de sede do reino português para a colônia Brasil.
• Modo de Produção Escravagista; Tráfego negreiro; Debret; Leis; Escravo mão de obra e patrimônio.
•Café o Novo Negócio;
•A Ocupação da Terra; O Desmatamento.
•A Construção da Fazenda Prédios e funções.
•Os Proprietários; Primeiros Barões; pioneirismo; Os descendentes.
•Os Barões e o Império Finanças; Política; As leis abolicionistas.
• Os Escravos Rotina; Castigos; Quilombos.

•A Decadência esgotamento das terras; Lei Áurea; Hipotecas; República.
• Século XX A compra das hipotecas; A pecuária leiteira; Getúlio Vargas e o véu sobre o passado; Novos donos, restauração e valorização histórica; Turismo cultura e preservação.

Os alunos puderam presenciar e aprimorar o conhecimento estudado em sala de aula.