Livro de Produções 5º ano

23 de novembro de 2016

Tarde de Autógrafos – 5º ano

Nos dias 16 e 18 de novembro os alunos das turmas do 5º ano apresentaram para pais e responsáveis o Livro de Produções.

O objetivo maior do ensino de Língua Portuguesa é possibilitar que nossos alunos se tornem leitores e escritores competentes dos mais variados gêneros, tornando-os cidadãos solidários e conscientes de seu papel social.

Por trás dessa proposta, surgiu o nosso Projeto Literário, que teve como finalidade levar os alunos a ler e produzir textos de acordo com os diferentes tipos, tais como Narração, Descrição, Paródia e Resenha, trabalhados ao longo de 2016.

As quatro modalidades foram produzidas por todos os alunos, porém apenas uma foi selecionada para compor o livro, com base nos critérios de domínio da modalidade escrita formal da língua, compreensão da proposta de produção e adequação ao gênero, além da organização textual e criatividade.

O trabalho esteve ligado a uma sequência planejada de atividades de leitura, escrita e reescrita, onde nossos “escritores” foram capazes de revisar seu próprio texto e reescrevê-lo até considerá-lo satisfatório.

Em todo o trabalho houve a preocupação de estimular o interesse, o espírito crítico-reflexivo e a criatividade, a fim de colaborar para que o escrever, o falar e o ler tornem-se práticas adequadas ao contexto em que se realizam.

Entendemos que, para formar um escritor competente, é preciso apostar em uma proposta educativa com base no diálogo, na formação de cidadãos que tenham liberdade para ler, escrever e interpretar o mundo, para refletir e criticar a realidade, proporcionando uma agradável experiência de aprendizado.