Colégio Santo Antônio

Redes

Xadrez na Escola

17 de agosto de 2015

No presente ano o Colégio Santo Antônio cedeu espaço e recursos para que acontecesse o 1º Curso de Xadrez Escolar – Nível Iniciante.

O presente Curso é ministrado pela instrutora Irmã Patrícia Rodrigues, com o suporte teórico e prático da ADUX (Associação Duquecaxiense de Xadrez).

Foram formadas 02 turmas, com 12 alunos cada, sendo estes alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.

Uma das turmas já recebeu a visita do Presidente da ADUX (Ubiratan de Azevedo Marques), que deu uma aula e jogou com os alunos. Nosso Presidente gostou muito da turma e disse que eles estão já a nível jogar em Campeonato Municipal. Estudando e praticando mais um pouco eles podes até chegar ao Campeonato Nacional. Vamos lá?!!! A ADUX se fará presente outras vezes junto aos alunos em data a combinas.

Agora, por que XADREZ NA ESCOLA? Este já é um sonho antigo meu que, tendo aprendido Xadrez com meu pai, fui brincando ao longo da vida. Depois de muitos anos passados, ganhei um jogo e voltei a brincar. Mas fui ler também sobre o Xadrez, pois já estava trabalhando como Psicóloga Escolar. E encontrei coisas fantásticas:

O Xadrez colabora com o desenvolvimento cognitivo, proporcionando uma gama de benefícios, pois é bastante abrangente:

  1. Partindo da história do xadrez, sua origem, estuda-se a geografia.
  2. As inúmeras possibilidades de jogadas relacionam-se à matemática.
  3. Os benefícios morais que o xadrez proporciona tais como: o respeito mútuo, a autonomia, a tolerância, o espírito de competição, o sentimento de vitória e de derrota, conhecer e reconhecer o ponto de vista do outro… tudo isso é trabalhado com o jogo.
  4. As tantas possibilidades de movimentos das peças fazem com que as crianças exercitem o imaginário, a inteligência, fazendo confirmar a frase: “O xadrez é a ginástica da inteligência” (GOETHE, 1876).
  5. Por meio do jogo de xadrez as crianças passam de uma reflexão primeira (imediata) à uma reflexão mais elaborada (repensada), pois o jogo força o raciocínio por meio das supostas jogadas analisadas pelas crianças. Assim, com o Xadrez, convidamos os alunos a trabalhar a mente, forçando-o a pensar e consequentemente amadurecê-la: aprende-se a refletir e repensar.

Com tudo isso em mente, enfim o curso aconteceu (e está acontecendo!!!)

Além da teoria, do básico do Xadrez, para se jogar uma partida bonita e “prá valer” os enxadristas do curso aprendem também muitos temas culturais, pois há também a exposição de Xadrez temático, como do Harry Potter, Russo, Indiano, Piratas do Caribe e por ai vai. Este é o momento cultural da aula, quando falamos do pais, do filme, localizamos o pais no mapa e relacionamos o Xadrez com o que foi apresentado como “Tema Cultural”. E os alunos têm surpreendido…

Temos regras bem estabelecidas, para tudo, desde o entrar na sala (somente com o material do Xadrez), até o momento do treino no tabuleiro (coleta, silêncio, levantar a mão para chamar a instrutora…).

E há também exercícios para casa, trabalhos, exercícios em aula, treino valendo nota em sala… e também, mês a mês vou a sala de aula dos alunos e vejo com os professores destes como estão em vários requisitos. E isso também vale ponto! O objetivo é ver se o Xadrez traz de fato mudanças comportamentais e de interesse/comprometimento com o estudo!

Ao final do curso, que tem 17 aulas, pretendemos organizar um campeonato. Torça aí…

E “VIDA LONGA AO REI”!

 

Veja Também

Endereço

Rua Tenente José Dias, 349 A
Duque de Caxias – RJ
CEP: 25010-305
 
 
Tel.: (0xx21) 2671-3213
Tel.: (0xx21) 3842-8140

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos