O Novembro Negro – que tem como marco o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) – resgata a importância do povo negro na formação do Brasil e evidencia a necessidade de discutirmos questões como a desigualdade social e o racismo.
Pensando nisso, o Colégio Santo Antônio ao longo do ano realizou reflexões que estimulam a empatia entre os nossos estudantes.
Professora Ana Lúcia afirmou que, mais do que uma consciência negra, acredita em uma consciência humana, em que as pessoas se respeitam independente de quem são.
Ainda em reflexão ao mês de Consciência Negra, as turmas de 6º aos 9º anos do Ensino Fundamental II realizaram atividades no dia da Gincana sobre as personalidades negras que os inspiram e que impactaram a sociedade. Destacaram a necessidade de promover reflexões no sentido de perceber a presença de pessoas negras na construção da sociedade, em todos os setores. Os negros não estão apenas no esporte ou no lazer, como costumam ser associados, mas também no âmbito político, intelectual e econômico.
A proposta do momento de acolhida convidou nossos estudantes a ampliarem o seu olhar para as pessoas negras em diferentes realidades.
© Associação Franciscana da Divina Providência
Desenvolvido por: AFDP