O Tangram é um quebra cabeças Chinês formado por 7 polígonos: 5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo. O jogo é um excelente estímulo para a aprendizagem com satisfação. Ele exercita a memória, a paciência, a concentração e a observação, além de instigar o talento artístico e a autoestima das pessoas. Elas jogam sem medo de errar, discutem as formas de como podem ser montadas as peças, aprendem e recriam de várias maneiras desenvolvendo a habilidade do pensamento.
Sob essa perspectiva e devido ao fato de estarem ensinando triâgulos e quadriláteros, os professores de Desenho Geométrico dos oitavos anos Fernando Rocha (A, B e C) e Guilherme Seguro (D e E) desenvolveram o presente projeto. “Pensamos em uma metodologia que valorizasse a construção e a evolução do pensamento matemático por parte dos estudantes e que possibilitasse o “espírito” da atividade matemática genuína – a curiosidade”. Desenvolvido em 5 partes, o projeto seguiu as seguintes etapas:
Valorizamos os trabalhos em grupos realizados nesse projeto. Percebemos as potencialidades das aprendizagens nessas circunstâncias, onde os discentes puderam discutir ideias e chegar a acordos sociais.
As experiências citadas contribuíram significamente para o processo de aprendizagem dos alunos, pois os mesmos foram instigados a investigar. Nesse sentido para Ponte, Brocado e Oliveira (2003), investigar corresponde a realizar descobertas, recorrendo a processos metodologicamente válidos, como formular problemas, explorar hipóteses, fazer e testar conjecturas, generalizar e construir argumentos e demonstrações.
REFERÊNCIA
PONTE, J. P.; BROCADO, J.; OLIVEIRA, H. Investigação Matemática na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
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